Servo Motor ou Cilindro Hidráulico


Servo Motor ou Cilindro Hidráulico - As tecnologias vão uma superando a outra, em uma sucessão interminável de ascensões e substituições:

- Quando a humanidade conheceu o fax e suas discagens, ficou encantada com uma carta chegar ao outro lado do mundo em segundos;

- Mesmo com o cheiro de álcool do mimeógrafo, não precisávamos mais datilografar várias páginas repetidas;

- Com um mero cilindro hidráulico, obtemos um efeito alavanca, multiplicando em dezenas de vezes a força de uma simples máquina.

Todas as tecnologias são os passos da humanidade rumo à construção de seu progresso, são marcos importantes a serem comemorados, mas sempre precisamos visualizar além do horizonte e tomarmos a dianteira com a próxima superação, antes que os outros o façam.

Hoje temos uma tendência em relação à substituição do sistema hidráulico. Esta tecnologia acompanha a humanidade desde que ela passou a usar a força da água para mover máquinas como rodas e monjolos, até que homem conseguiu um grande domínio sobre os fluídos para movimentar motores lineares.

Ela é uma tecnologia incrível, uma força descomunal aplicada de forma econômica e segura. Mas como toda tecnologia possui seus “poréns”.

O cilindro hidráulico é a próxima tecnologia a nos despedirmos, pelo menos dentro das máquinas de dobrar arame e tubos CNC, onde a demanda por rapidez e precisão extremas acabam exigindo muito além do que esta simpática tecnologia é capaz de entregar.

Por melhor que seja o sistema e cilindro hidráulico, ele sempre vai apresentar vazamento e desregulagem algum dia, também vai sofrer a todo instante com a variação de temperatura e a viscosidade do fluído, entre outros fatores. Tudo isto inicia variações ínfimas, mas terminam por desregular todo o sistema e exigir manutenção constante.

O motor elétrico controlado por computador, ou simplesmente servo motor, será capaz de elevar a produção de moldagem de arames e tubos a um novo patamar excelência, sendo capaz de trabalhar dentro da precisão dos microssegundos e nano(micro?)centímetros?

O que isto representa?

As empresas que esperam continuar competitivas precisam considerar seriamente esta tecnologia mais recente, a qual gradual e inevitavelmente vai acabar por substituir a anterior, e tal como fax, pager, cartas, mimeógrafo e tantas outras que tiveram seus defensores apaixonados, o cilindro hidráulico torna-se dia-a-dia menos interessante para o mercado.

Mas não é algo para gerar preocupação, as tecnologias mudam de lugar, como parte de suas próprias evoluções: o papel térmico do fax continua na impressão de comprovantes, os correios ainda entregam as nossas encomendas feitas pela Internet. E a nossa querida tecnologia hidráulica ainda será sempre utilizada nos nossos Golias que carregam terra e pedras com seus grandes braços, mas dentro de uma linha de produção, ele dará cada vez mais espaço para sua tecnologia irmã, os motores microscopicamente controlados por computadores.

Um exemplo de máquina dobradeira de arame CNC que trabalha essencialmente com a tecnologia de servos motores é a (MODELO MÁQUINA), a qual possui como vantagem (VANTAGEM).


Outro modelo que máquina dobradeira de tubo automática CNC que aproveita de maneira vantajosa a tecnologia de motores elétricos é a (MODELO MÁQUINA), a qual é capaz de (VANTAGEM).



A ZHZ é uma indústria brasileira de máquinas para dobrar arames e tubos automáticas CNC, sendo capaz de oferecer o que há de mais atual nesta tecnologia, sempre em atualização constante com as indústrias americanas, europeias e asiáticas, ao mesmo tempo em que oferece o preço e acessibilidade que somente uma máquina fabricada em território nacional pode oferecer.

Contato